Escopo do programa
Momentos de LouvorBoas Vindas (Introdução)
Música Inicial
Oração
Mensagem Especial
Informativo
Lição
Mensagem Especial
Encerramento
Material de apoio
O que é Comunicação
Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, partilhamos informações, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Comunicar Jesus é para todos
“Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto. E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo- mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar, regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías. Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo? Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse.” Atos 8:26 a 31.
O próprio anjo poderia ter ele feito a obra pelo etíope, mas essa não é a maneira de Deus agir, mas é seu plano que os homens trabalhem por seus semelhantes.
Crentes de todos os séculos têm tomado parte na incumbência dada aos primeiros discípulos. Todos os que receberam o evangelho, receberam esta verdade para repartir ao mundo. Devemos usar sabiamente nossos talentos para levar comunicar Jesus aos outros.
Essa missão de Comunicar Jesus não foi dada apenas para os pastores e obreiros bíblicos. A missão foi dada para todos que receberam a mensagem do evangelho.
Todos os que ouviram a mensagem devem transmitir a mensagem pelos meios possíveis, dizendo ao mundo “O Espírito e a Noiva dizem: - Venha! Aquele que ouve isso diga também: - Venha! Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida.” Apocalipse 22:17.
Precisamos comunicar Jesus segundo as habilidades e dons que Deus nos deu.
Lembre-se, quando todos os membros da Igreja de Deus fizerem sua parte, a mensagem será levada para todo o mundo e o Senhor Jesus retornará à Terra com poder e grande glória.
“E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim.” Mateus 24:12
Comunicar Jesus em qualquer hora e lugar
“Os que haviam sido dispersos pregavam a Palavra por onde quer que fossem.” Atos 8:4
Um estudo cuidadoso da Bíblia no livro de Atos revela uma surpreendente variedade de lugares onde os primeiros cristãos partilharam o evangelho com outros.
Comunicavam Jesus: “no templo” (Atos 2:46), em “muitos povoados e aldeias” (Atos 8:25), numa carruagem (Atos 8:28-31), “nas sinagogas judaicas” (Atos 13:5), “na beira do rio” (Atos 16:13), na prisão (Atos 16:23-25), “na praça” (Atos 17:17), na Câmara Municipal (Areópago) (Atos 17:22), na escola (Atos 19:9), num navio (Atos 27:21-25), e na residência de Paulo (Atos 28:23) .
Os primeiros cristãos procuravam comunicar Jesus em todos os lugares e nos mais diversos horários: “Na hora da oração” (Atos 3:1), “ao amanhecer” (Atos 5:21), “por volta da meia-noite” (Atos 16:25), “diariamente” (Atos 17:17, 19:9), e “desde manhã até à tarde” (Atos 28:23).
E hoje? O que estamos fazendo para cumprirmos com nossa missão? Você comunica Jesus?
Comunicar Jesus de todas as Formas
Quem possui esse dom de pregar, dar estudos bíblicos e entregar cartões, continue fazendo. Esse foi um dom que Deus deu pra você e não tenha medo de praticar esse dom, mas se você não possui esse dom, não fique triste, pois existem outras formas de você comunicar Jesus.
Estou falando sobre evangelismo relacional e antes que você pare de ler ou pense que é mais um modismo, quero mostrar que o evangelismo relacional foi usado por Jesus.
Existem exemplos na Bíblia que podemos apresentar como formas de evangelismo relacional. Uma abordagem interessante está no capitulo 4 de São João, onde Jesus pediu água para uma samaritana, quebrando uma rixa de Judeus e Samaritanos. Jesus deixou a mulher curiosa e logo nas primeiras indagações da mulher, Jesus conseguiu falar sobre a água viva e se você ler todo o capítulo perceberá que a mulher deixou suas obrigações e saiu convidando seus amigos para conhecerem Jesus. Seu testemunho instigou a fé dos samaritanos que se concretizou a ouvirem Jesus, mas outros acreditaram primeiro nela e depois em Jesus quando eles estabeleceram um maior contato... relacionamento pessoal.
“Jesus em primeiro lugar fazia e depois ensinava. Precisamos viver a mensagem e depois comunicar ao nosso próximo.
No evangelismo relacional é essencial o relacionamento de amizade entre as pessoas, o nosso testemunho vale mais que as palavras e precisamos focalizar a necessidade de oração intercessora como forma de pedir ao Espírito Santo que atue na vida das pessoas que desejamos ver salvos.
No evangelismo relacional procuramos atrair as pessoas em pontos que elas mais gostam e sutilmente, suavemente, sem pressionar, sem hostilizar, sem intimidar e nem manipular as pessoas, com muita paciência, mas buscando sempre boas oportunidades para dar mais um passo para o encontro com Deus.
Uma das propostas de evangelismo relacionado apresenta quatro fundamentos:
1 – Relacionamento – Todos estamos conectados com outras pessoas. Algumas conexões são familiares, outras são fraternais e outras no contexto profissional. Os seus relacionamentos são a chave para o evangelismo relacional. Você começa com seus familiares, segue com amigos e companheiros e termina com vizinhos e conhecidos. As pessoas estão mais dispostas a escutar porque possuem um certo relacionamento contigo. Você precisa desenvolver e aprofundar essa relação com eles para que neste contexto aconteçam oportunidades para guiar a pessoa no processo de relacionamento com Deus.
2 – Seu Testemunho – Dizem que é mais fácil ir a China e falar de Jesus onde nada conhecem de você do que começar em sua própria casa, onde convivem contigo e sabem do seu mal gênio e de suas irresponsabilidades. O testemunho é fundamental no evangelismo relacional. As pessoas devem sentir motivadas a cerca de Cristo ao considerar a realidade de Sua obra na tua vida diária.
3 - O Evangelho – A mensagem do evangelho deve estar presente em sua conversa com as pessoas que deseja evangelizar. Tendo oportunidade, você deve comunicar as boas novas da salvação, contextualizadas nas Três Mensagens Angélicas do Apocalipse 14:6-12.
4 - A Oração – A oração intercessora por uma pessoa que esta aceitando a Cristo deve ser parte de nossa vida cotidiana. O que realmente marca a diferença na vida de uma pessoa é a obra de Deus em seu coração, por esse motivo devemos constantemente interceder pela intervenção divina na vida dos interessados.
As grandes campanhas de evangelismo dão resultado e possuem seu lugar no processo de evangelizar, mas se você perguntar para uma boa parte dos batizados durante este ano, você irá descobrir que eles conheceram Jesus através do contato de um amigo. São raras as pessoas que vão para uma campanha de evangelismo sem antes serem convidadas por um amigo.
0 comentários:
Postar um comentário