Ao longo da História, muitas organizações têm usado um lenço (de diversas cores e formatos) sobre os ombros para ornamentar, aquecer o pescoço e vários outros fins. Como as Tribos indígenas da América Latina; Cowboys e vaqueiros do Velho Oeste; O Exército inglês e a Guarda Vermelha da China; O Exército americano (lembra do seriado Rim-Tim-Tim?); Lampião e os cangaceiros; Os marinheiros e gaúchos; Os Lobinhos e Escoteiros; Os clubes de Desbravadores e Aventureiros. Mas recentemente o Escotismo (fundado por Baden Powel em l907) popularizou essa prática e os Desbravadores (Organização Juvenil da Igreja Adventista do Sétimo Dia) adotaram cedo o lenço provavelmente inspirados neles. É interessante que cada Grupo Escoteiro confecciona seu lenço de uma cor diferente, enquanto os clubes de desbravadores usam no mundo todo a mesma cor.
O lenço do Desbravador exemplifica os mais elevados princípios desse movimento e torna-se um elo de união entre seus participantes.
SIGNIFICADO E FINALIDADE
- O lenço “é a identificação mundial dos desbravadores.”
- O formato triangular simboliza a perfeição da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo)
- O tripé da Educação (física, mental e espiritual).
- O globinho a Organização Mundial dos Desbravadores
- A a cor amarela (excelência de seus ideais);
- Azul (lealdade a Deus, aos pais e a Igreja).
O LENÇO DO LÍDER
No lenço de Líder a borda vermelha lembra a “liderança do servo, ensinada por Cristo”; as tarjas coloridas e estrelas simbolizam as seis classes Regulares (Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro, Excursionista e Guia) o octógono à Liderança Mundial dos Desbravadores e o reconhecimento do Líder para investir. Ambos devem ser usados com “uniforme oficial e de atividades. Quando necessário também poderá ser usado outra roupa, desde que a mesma combine com os princípios dos desbravadores e que a pessoa que o usa esteja envolvida em atividades do clube.” Podemos afirmar ser o lenço a peça mais importante do uniforme. Somente quando o membro aspirante o recebe sobre os ombros é considerado de fato um desbravador e investido de autoridade para participar de todas as atividades do Clube Local e do Movimento Internacional. Essa primeira conquista torna-se a motivação para todas as demais. Sendo o símbolo visual mais marcante e identificatório do Clube, o lenço deve ser almejado pelo juvenil que ingressa e respeitado por sua alta significação. Quando possível ele é presenteado ao novato e recolhido se este desonra os ideais nele representados. Em atitudes indignas ou indisciplina exagerada mesmo quem “comprou” perde o direito de usá-lo. Mudando o comportamento e refazendo o processo pode-se reconquistá-lo.
“O lenço amarelo (cor do fogo) representa a vida e o coração do desbravador. O lenço está para o juvenil como a aliança para o noivo, é um símbolo de sua união e fidelidade ao clube. O lenço é a tocha ambulante que inflama no desbravador o desejo de viver elevados ideais. O lenço é ao mesmo tempo a gravata e a coroa da farda do desbravador. O lenço é a porta de entrada no clube de desbravadores e a fechadura que nos prende a ele”
ALGUMAS REGRAS IMPORTANTES PARA SE USAR O LENÇO
- Compreender e viver os ideais dos Desbravadores para ter o direito de usá-lo.
- Cumprir o Cartão de Lenço e ser investido
- Não usá-lo sujo, amassado ou rasgado.
- Usá-lo com uniformes oficial, de atividades e como identificação visual
- Usar o prendedor oficial e não outros objetos (aliança, pedaço de mangueira…)
- Tirá-lo em atividades que possam estragá-lo ou perdê-lo
- Guardá-lo em local apropriado após o uso.
- Adaptá-lo a necessidades reais (fazer um torniquete, uma tipóia…) mas não a afazeres comuns (como flanela, avental…)
- Aspirar e conquistar o Lenço de Líder.
- Se abandonar o Clube ou seus princípios devolve-lo a direção.
CURIOSIDADES
A tradicional “saudação do lenço” é feita em camporis e momentos especiais, ao comando os desbravadores balançam bem alto o lenço segurando em uma das pontas. Nas investiduras de líderes, o lenço de Líder é colocado sobre o lenço de desbravador, que é então retirado e substituído pelo novo.
Em casos muitos especiais (grande contingente, vários clubes etc) o Líder pode autorizar um ancião ou membros da Diretoria para ajudá-lo a investir somente no lenço. Em países ou regiões onde o uniforme não pode ser usado (por causa de conflitos, etc) o desbravador mantêm o lenço como identificação.
Agora há duas opções de prendedor: de metal ou tecido bordado. O escolhido deve ser usado por todo o clube.
As unidades podem confeccionar seu próprio prendedor para usá-lo somente com uniforme de atividades. Sugestões: em couro, madeira, cordão trançado, borracha etc. Nenhum clube pode produzir um “lenço paralelo”, somente o lenço oficial pode ser usado.
Fonte: http://clubedeliderescapitaobates.wordpress.com/2009/10/05/o-lenco-do-desbravador/
0 comentários:
Postar um comentário